Jetstortopia

Tech trick #1: resetando um Nokia E71 às configurações originais

Posted on: 19/08/2011


Ainda sou um feliz proprietário de um ultrapassado Nokia E71. Lançado no longínquo ano de 2008, há 1 ano e meio atrás ainda podia ser considerado, aqui no Brasil, uma ótima opção de entrada para um primeiro smartphone. Pelo mesmo preço de alguns concorrentes oferecia 3G modo HSDPA (mais rápida que o modo EDGE, ofertada até hoje nos celulares da mesma categoria) além de todos os badulaques a que se tinha direito (bluetooth, wifi, USB, suporte a Java, câmera de 3.2Mb), nem sempre presentes em modelos equivalentes.

Equipado com o superado Symbian OS 9.2, Series 60 v3.1 UI, o E71 é um celular bastante fino,  estilo barra/blackberry compacto, com teclado qwerty sempre à mostra e por ter uma carcaça metálica (e não plastificada) possui um peso, toque e robustez que muito me agradam. Não possui, é claro,  o onipresente touchscreen, porém na minha opinião esta é uma implementação perfeita para um tablet, mas que  não me agrada num celular. Resta dizer que é um aparelho muito confiável, que sempre cumpriu com rapidez e eficiência todas as funções nas quais eu o utilizo (navegação na net, checagem de emails e redes sociais, sms, música, video, porém não é adequado para jogos) e que nunca me deu problemas… até agora.

Há alguns dias atrás passou a não reconhecer redes wifi, ou melhor, reconhecia mas não se conectava mais, reportando que uma rede já estava aberta e deveria ser fechada antes de outra ser utilizada, o que não correspondia à realidade. Nessa altura ainda entrava via 3G, coisa que passou a não fazer pouco tempo depois, reportando conexão não existente. Eis os alertas que apresentava:

“WLAN connection already active close it and try again”

“Connection not available” 

No meu caso o motivo desse bug foi que dias antes andei mexendo e testando diferentes configurações de segurança no roteador (WEP, WAP, WAP2), o que fez com que o celular identificasse mais de uma rede com o mesmo SSID (nome atribuído á rede wifi pelo roteador), o que não era apagado da memoria mesmo eliminando todas as redes de sua lista e solicitando que as achasse novamente, pois o erro sempre se repetia impedindo a conexão. Além do mais isso provocava um gasto excessivo da bateria, fazendo com que uma carga que habitualmente durava mais de três dias não passasse de um dia.

A solução era um hard reset restaurando as configurações de fábrica o que não é nada difícil, porém penei um pouco pois os posts que achei com os tutoriais eram muito breves e via de regra incompletos, o que me levou a algumas tentativas infrutíferas. Descrevo abaixo então um passo a passo de como o problema foi solucionado, tendo o celular recuperado a capacidade ne navegação wifi e 3G. Espero que também sirva para alguém na mesma situação:

1. Fazer backup do todos os dados do celular (recomendável via o software específico Nokia PC Suite, ou então manualmente das pastas que contiverem arquivos necessários tais como contatos, calendário, etc);

2. Desligar o celular, retirar não só o cartão microSD bem como especialmente o chip SIM (não deu certo para mim com ele inserido e essa dica achei separadamente num outro fórum, a qual foi fundamental);

3. Ligar o celular e após o boot proceder de uma das duas maneiras a seguir, á escolha (ATENÇÃO: esse procedimento apagará todos os dados pessoais contidos no celular):

digitar *#7370# confirmando que ‘Sim’ para a pergunta se deseja que o celular seja restaurado ás configurações iniciais, e ao ser solicitado o código de destravamento digitar: 12345 (este é o código original, se foi modificado pelo usuário digitar o atual)

OU

entrar em Menu/Ferramentas/Configurações/Geral/Configurações originais e ao ser perguntado se deseja que o celular seja restaurado ás configurações iniciais responder que ‘Sim’ e digitar o código de destravamento em seguida, ao cabo do qual o celular será reiniciado da maneira exata como quando tirado da caixa pela primeira vez;

4. Agora é só restaurar o backup previamente feito no item 1, porém sem optar pela restauração do item Configurações (Settings), pois do contrário a configuração de rede problemática poderá ser também restaurada e o bug reaparecerá.

Agora é só testar a navegação e, espero, usufruir novamente de um aparelho plenamente funcional!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Banner

Adicione nosso banner

Translate

Traducir - Übersetzen - Traduire - Tradurre - Přeložit - 翻訳する - μεταφράζω

Do quê você é fã?:

Insira seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 422 outros seguidores

Enquete:

Tweets + recentes:

Para ler quadrinhos no PC:

Considero o CDisplay a melhor opção no Windows 2000-XP-Vista-7

Para ler quadrinhos no Android:

O Perfect Viewer é o meu preferido dentre as várias opções no Android

Para ler quadrinhos no Mac:

O Sequential 2 é uma boa opção - testado no MacOS 10.6

Para ler quadrinhos no iPad:

Aguardando apenas a doação de um iPad para testar o Comic Zeal

Para ler quadrinhos no Linux:

No link acima há instruções de instalação e packages para diversos distros

Para ler quadrinhos no Windows Phone:

Não testado mas bem recomendado na app store

%d blogueiros gostam disto: