Jetstortopia

‘Santos é o Havaí Brasileiro!’ (2)

Posted on: 08/01/2012


Para quem não entendeu absolutamente o título sugiro um lida neste post anterior, onde tudo fica esclarecido. Para os demais, mais um ano se passou e uma nova viagem a Santos revela ainda outros encantos, dessa vez destacando o Centro histórico e a Ponta da Praia.

Tíquete do passeio de bonde pelo Centro histórico de Santos onde no verso aparece o trajeto, que leva aproximadamente uma hora. Á E acima o adesivo vermelho pertence ao Museu do Café, uma das paradas obrigatórias para apreciar a história da cafeicultura, imigração e desenvolvimento do Estado de SP, bem como para tomar um delicioso cafézinho.

*****

Duas composições se revezam no trajeto, dentre outras recuperadas pela CET de Santos. Esta consiste no bonde português 193 doado pela cidade do Porto puxando o reboque de 1870, que originalmente usava tração animal.

*****

 

 Fachada de Igreja do Carmo de 1760, ao lado da qual fica o Panteão dos Andradas, que abriga os túmulos do abolicionista e Patriarca da Independência José Bonifácio e seus irmãos desde 1923.

*****

 No alto, fachada modernista contrasta com a fachada lateral da Bolsa do Café (à D na foto) que abriga desde 1998 o Museu do Café, um passeio recomendado não só pela aula de História sobre imigração e desenvolvimento de São Paulo, bem como pelo excelente café servido na Cafeteria do Museu.

*****

 Do excelente acervo fotográfico do Museu do Café, de cima para baixo: a mão de obra escrava foi sucedida pela nipônica e italiana após a Abolição; o porto de Santos no século XVIII e o movimento em frente à Bolsa do café na década de 40. 

*****

Fachadas variadas (destaque para a da Associação Comercial de Santos, de 1870, a segunda  de cima para baixo) representando a variedade e riqueza arquitetônicas do Centro histórico de Santos. 

*****

De volta ao Gonzaga: vista da praia a partir da cobertura do Gonzaga Flat, chafariz na orla em frente á Av. Ana Costa e detalhe do interior da Livraria Martins Fontes na Ana Costa. Destaque especial para a galeria que liga a Ana Costa à R. Bahia, onde na década de 70 havia um sebo com uma coleção completa e impecável de “Batman em Cores” da EBAL, devidamente arrematada a preço de banana pela minha saudosa avó que sabia perfeitamente o valor daquilo para um gibizeiro como seu neto… 

*****

Na Ponta da Praia outro passeio valioso é a visita ao Museu da Pesca, de cima para baixo: detalhe do pátio interno do belíssimo prédio que abriga o Museu; exemplar de um Nautilus e de uma Sepia, esta última cara a nós homeopatas; exemplares do gênero Conus, nativos do Índico e do Pacífico, tão belos como letais pois equipados para inocular uma poderosa neurotoxina capaz de matar em minutos e sem antídoto conhecido; e um impressionante esqueleto de baleia. 

Detalhes de edifícios projetados por João Artaxo Jurado (1907-1983) convivem harmoniosamente com marquises e espelhos d’água do jardim da praia e canteiro central da Av. Bartolomeu de Gusmão, todos da década de 50. Por fim, tomando o poste como nível percebe-se claramente a grande inclinação á D do edifício no centro da foto, “fenômeno” típico da orla da cidade…


8 Respostas to "‘Santos é o Havaí Brasileiro!’ (2)"

maravilha de cidade para se deixar andar… isso mesmo… deixar-se andar por Santos é descobrir os vestígios de história dessa cidade, bem com de sua hospitalidade… tudo é bem plano e o clima bem agradável pra se fazer longas caminhadas… além do mais, sempre há inúmeros bares e restaurantes com seus choppinhos para uma pausa e reabastecimento… o Havaí brasileiro!!!!!! mas o curioso é que não vi muitos abacaxis por lá he he he he

Curtir

sem abacaxis… a fruta nativa é o churros, no plural mesmo..:)

Curtir

com doce de leite… que pode causar danos à roupa, pois o churros vem tão recheado que o doce de leite transborda… vai aí a dica do cuidado pra se comer o churros na havaiana cidade de Santos he he he he…

Curtir

Jorge, que lindas imagens!!!!!! Depois de vários anos sem ir à Santos, estive lá em Outubro do ano passado para um casamento. Foi muito corrido e não foi possível fazermos esse passeio de bonde que queríamos tanto, mas ficamos encantada com a cidade e com muita vontade de voltar. Obrigada pela contribuição do roteiro e das fotos. Os prédios inclinados, chamou muito a atenção da Silvia e a minha também.

Curtir

E o bacana é que, segundo a guia, o passeio do bonde tem sido responsável pela revitalização do Centro e um resgate da identidade santista, vale dar uma olhada em http://www.santos.sp.gov.br/bonde/index.html para apreciar todo o projeto, que é excelente. Bjs!

Curtir

Adorei sua viagem para a minha querida e linda cidade.
Espero em breve junto com seu pai fazer essa viagem novamente com vc.
bjs mama

Curtir

Valeu mama! Estou com o roteiro pronto, hehe… bjs

Curtir

[…] [clique aqui para a segunda parte deste tópico] […]

Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Banner

Adicione nosso banner

Translate

Traducir - Übersetzen - Traduire - Tradurre - Přeložit - 翻訳する - μεταφράζω

Do quê você é fã?:

Insira seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 422 outros seguidores

Enquete:

Tweets + recentes:

Para ler quadrinhos no PC:

Considero o CDisplay a melhor opção no Windows 2000-XP-Vista-7

Para ler quadrinhos no Android:

O Perfect Viewer é o meu preferido dentre as várias opções no Android

Para ler quadrinhos no Mac:

O Sequential 2 é uma boa opção - testado no MacOS 10.6

Para ler quadrinhos no iPad:

Aguardando apenas a doação de um iPad para testar o Comic Zeal

Para ler quadrinhos no Linux:

No link acima há instruções de instalação e packages para diversos distros

Para ler quadrinhos no Windows Phone:

Não testado mas bem recomendado na app store

%d blogueiros gostam disto: