Jetstortopia

Leituras de janeiro (2)

Posted on: 13/01/2012


 

Fim de Milênio – Uma História dos Calendários, Profecias e Catástrofes Cósmicas (Jorge Zahar Editor, 1999) –  um livro que aprecio tanto que estou relendo: sob uma perspectiva histórica e científica, a historiadora Bertília Leite e o físico Othon Winter desmistificam nossas apreensões milenaristas e temores escatológicos e nos levam a refletir sobre o tempo, sua essência e a convenção humana de sua contagem, mostrando-nos que desde as primeiras civilizações a humanidade tenta lidar com o imprevisto ao mesmo tempo em que celebra a vida. Está infelizmente esgotado porém ainda o encontrei na Martins Fontes, além de ser facilmente encontrado em sebos como no Estante Virtual.

Religião para Ateus (Editora Intrínseca, 2011) – este livro foi um grato presente da Marina, que sabe o quanto aprecio o autor. Filósofo contemporâneo, nascido na Suíça e criado na Grã-Bretanha, Alain de Botton tem a capacidade de reintroduzir a Filosofia onde mais dela precisamos, isto é, em nossas vidas. Neste caso, possivelmente contrariando crentes e ateus, foi capaz de encontrar as contribuições que as religiões tradicionais nos podem dar na vida secular, sem que com isso necessitemos professá-las. Para os livres de preconceito, em busca de valores essenciais.

Ensaios de Amor (LPM & Rocco, 2011) – por coincidência na mesma semana que comecei a ler seu último livro, citado no parágrafo anterior, me deparei nas bancas com uma nova edição de bolso de seu primeiro (de 1993), que ainda não havia lido. Aqui, Alain de Botton divaga filosoficamente e (psic)analiticamente sobre a natureza do amor romântico, enquanto nos narra o desenrolar de uma paixão. Mistura inusitada de romance envolvente e intensa reflexão filosófica.

1001 Comics You Must Read Before You Die (Cassell/OctopusbooksUK, 2011) – este um presentaço da filha e do genro, um calhamaço de 960 páginas (parte da série 1001 Before You Die que compreende filmes, livros, música e arte) com edição primorosa e ilustrações abundantes, abarcando obras fundamentais e seminais as mais diversas da Nona Arte mundial. De Hergé a Watchmen, de Evangelion a Piratas do Tietê, ainda assim muita coisa ficou de fora; porém confesso que mesmo tendo almoçado e jantado muito gibi na minha vida, não conheço nem a metade do que o livro apresenta…

2 Respostas to "Leituras de janeiro (2)"

Olha só, então gostou msm do livro que te dei neh…estou mto feliz viu?
Adorei seu post, bjão Fê

Curtir

C/ certeza filha, presentão! E tb o da sua mãe, que citei na matéria; espero que ela tenha gostado de Persépolis, depois vc pede emprestado p/ ler pois vale muito a pena, bjão!

Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Banner

Adicione nosso banner

Translate

Traducir - Übersetzen - Traduire - Tradurre - Přeložit - 翻訳する - μεταφράζω

Do quê você é fã?:

Insira seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 422 outros seguidores

Enquete:

Tweets + recentes:

Para ler quadrinhos no PC:

Considero o CDisplay a melhor opção no Windows 2000-XP-Vista-7

Para ler quadrinhos no Android:

O Perfect Viewer é o meu preferido dentre as várias opções no Android

Para ler quadrinhos no Mac:

O Sequential 2 é uma boa opção - testado no MacOS 10.6

Para ler quadrinhos no iPad:

Aguardando apenas a doação de um iPad para testar o Comic Zeal

Para ler quadrinhos no Linux:

No link acima há instruções de instalação e packages para diversos distros

Para ler quadrinhos no Windows Phone:

Não testado mas bem recomendado na app store

%d blogueiros gostam disto: