Jetstortopia

Futurologia: Xbox 720 & PS4

Posted on: 26/12/2012


PS4 conceitual por SCADBEEZIE

Ninguém sabe ao certo como serão as especificações e a aparência dos consoles da Sony (*) e da Microsoft (**) para a 8a geração, cuja partida se deu oficialmente com o lançamento do WiiU pela Nintendo, emXbox 720 conceitual por Scadbeezie novembro pp. Ainda que alguns sólidos boatos dêem conta de que ambos aguardados consoles high end (cujos nomes de código seriam Durango e Orbis para o Xbox e o Playstation, respectivamente) contarão com APUs (CPUs com processamento de video integrado) poderosas, além de terem entre 8 a 16Gbs de RAM e placas gráficas Radeon (entre a HD6670 e a HD7670) para serem capazes de rodar os engines gráficos mais atuais e sofisticados tais como a Unreal Engine 4 (Epic) e o Luminous Engine (Square Enix), nada foi visto com relação ao design de ambos.

Xbox 720 conceitual por Carlos FernandesNo entanto não custa nada sonhar e especular, o que alguns designers fazem com maestria como é o caso do americano SCADBEEZIE e sua proposta para um PS4 e um 720 nas primeiras duas imagens acima, e do designer português Carlos Fernandes da FocusDesignINFO no incrível visual de um 720 ao lado, cujo fantástico processo de criação pode ser visualizado no video abaixo. Eu não me importaria de ter qualquer um desses consoles na minha sala de estar, e vcs?

*****

Novo controle Dualshock 4(*) Atualização 21/02/13Após a conferência da Sony ontem á noite nos EUA, muitos detalhes foram revelados e esta matéria do UOL Jogos está bem completa, com muitas informações. Para mim os destaques são o fato do PS4 poder vir a rodar jogos usados (havia rumores de que seriam bloqueados, o que seria um tiro no pé pois trata-se de uma medida muito impopular apesar de supostamente lucrativa para a companhia e desenvolvedores; porém a companhia não deu uma resposta direta sobre isso o que pode indicar algum tipo de restrição, conforme especula o site Kotaku), o novo controle Dualshock 4 (inovou no design e nas funcionalidades sem perder o DNA dos Dualshocks anteriores) e o fato da arquitetura ser muito semelhante a um PC, o que deve deixá-lo muito mais fácil de programar do que o PS3 que sofreu por ser o mais difícil hardware da atual geração. Os destaques negativos foram não aparecer o console, que alguns dizem na verdade nem estar finalizado, e o fato de não ser retrocompatível via hardware com jogos de PS1, PS2 ou PS3  – será no futuro via nuvem, mas com certeza os jogos que já se possua em disco serão inúteis e o streaming será obviamente cobrado. 

Empresas que já produzem para o PS4

Segundo o UOL Jogos “45 empresas japonesas, 47 norte-americanas, 53 europeias e 4 asiáticas” já produzem para o PS4

*****

(**) Atualização 22/01/13 – o site Omelete, citando matéria do VGLeaks.com, revelou alguns dos possíveis specs do Xbox 720:

CPU: Arquitetura x64; 8 núcleos operando a 1,6 GHz; Memória cache L1: 32KB (para instruções) + 32KB (para dados); Memória cache L2: 4MB (2MB por módulo); 2 módulos com 4 núcleos de processamento cada. GPU: GPU Direct 3D 11.1; 12 núcleos para operações de shaders (subdivididos em 768 threads); Desempenho de pico: 1,2 trilhões de operações de pontos flutuantes por segundo; Sensor de alta-fidelidade para Interfaces Naturais de Usuários (NUI), sempre ligado. Memória: 8 GB de memória RAM DDR3 (largura de banda de 68 GB por segundo); 32 MB de memória rápida SRAM (ESRAM) (largura de banda de 102 GB por segundo); Largura de banda combinada de 170 GB por segundo; HD sempre presente; Compatibilidade com discos Blu-ray de 50 GB. Redes: Ethernet Gigabit (cabo), Wi-Fi and Wi-Fi Direct Aceleradores de Hardware Engines de movimento; Codecs de Imagem, Vídeo e Áudio; Sistema MEC (sigla em inglês para Cancelamento de Eco Multicanal) do Kinect; Engine de criptografia para codificação, decifração e hashing.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Banner

Adicione nosso banner

Translate

Traducir - Übersetzen - Traduire - Tradurre - Přeložit - 翻訳する - μεταφράζω

Do quê você é fã?:

Insira seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 422 outros seguidores

Enquete:

Tweets + recentes:

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Para ler quadrinhos no PC:

Considero o CDisplay a melhor opção no Windows 2000-XP-Vista-7

Para ler quadrinhos no Android:

O Perfect Viewer é o meu preferido dentre as várias opções no Android

Para ler quadrinhos no Mac:

O Sequential 2 é uma boa opção - testado no MacOS 10.6

Para ler quadrinhos no iPad:

Aguardando apenas a doação de um iPad para testar o Comic Zeal

Para ler quadrinhos no Linux:

No link acima há instruções de instalação e packages para diversos distros

Para ler quadrinhos no Windows Phone:

Não testado mas bem recomendado na app store

%d blogueiros gostam disto: