Jetstortopia

Homem de Ferro Extras (1) – Álbum, CDROM & Animação

Posted on: 20/04/2013


UMA POSTAGEM ESPECIAL  COMEMORATIVA

Homem de Ferro 50 anos logo 3 w

Dando continuidade às matérias comemorativas dos 50 anos da criação do personagem Homem de Ferro (por Stan LeeJack KirbyDon Heck & Larry Lieber na revista Tales of Suspense #39 da editora Marvel, de março de 1963) e em antecipação ao lançamento de Iron Man 3 nos cinemas no final deste mês, esta postagem faz referência às animações antigas do personagem bem anteriores à fase atual (seja tratando-se da produção francesa de 2009 bem como da japonesa de 2011, cujo sucesso deve-se ao estrondoso êxito do primeiro filme lançado pela Marvel em 2008), além de apresentar alguns itens raros e relativamente desconhecidos tais como um álbum de figurinhas lançado exatamente por ocasião da estréia nos cinemas e um inusitado CDROM Comic Book lançado pela Marvel nos 90s.

*****

Desenhos Desanimados – 1966

“Tony Stark tira onda que é cientista espacial, mas também é Homem de Ferro: elétrico, atômico, genial! Dura armadura, Homem de Ferro! É lenha pura, Homem de Ferro!” diz a letra da impagável e nostágica abertura

Iron Man 1966 Complete Series front w

O irônico adjetivo “desanimado” pegou e assim ficaram sendo conhecidas as produções da canadense Grantay-Lawrence para a Marvel na década de 60: Homem de Ferro, Namor, Hulk, Thor e Capitão América eram transpostos dos quadrinhos para a TV com um mínimo de produção e baixíssimo orçamento, resultando numa animação quase inexistente de tão estática e repetitiva. O uso de movimentos labiais sincronizados com a dublagem, um ou outro elemento cênico mais dinâmico oriundo das HQs como onomatopéias e a intensa e verborrágica narrativa em off tentavam compensar a evidente pobreza técnica.

Hoje podem até ser apreciadas como resultante de uma inadvertida estética minimalista não fosse a patente precariedade da proposta, mas nada disso tira seu divertido charme passadista e nostálgico e uma das graças consiste exatamente em reconhecer o traço praticamente inalterado de mestres como Jack Kirby, Gene Colan ou Don Heck nas animações do Homem de Ferro, que podem ser baixadas no blog Hanna Barbera Show em baixa resolução e com a redublagem brasileira utilizada pela Fox Kids no início dos anos 2000.

DOWNLOAD DOS EPISÓDIOS

*****

Marvel Action Hour – 1994-1996

“I Am Iron Man” é uma excelente vinheta estilo metal criada pelo músico William Kevin Anderson para a abertura da segunda temporada do Homem de Ferro na Marvel Action Hour, que foi ao ar em 1995-1996

Iron Man 1994-1996 Complete Series front w

Para surpresa dos fãs do personagem, logo após o sucesso dos desenhos animados do Homem-Aranha e dos X-Men para a Fox nos anos 90 a Marvel resolveu investir em mais um bloco de animação nas manhãs de sábado e os escolhidos para essa fase que foi ao ar em duas temporadas de 1994 a 1996 foram o Quarteto Fantástico e o nosso Vingador Dourado. Após alguns equívocos cometidos na primeira temporada tais como a qualidade um pouco mais baixa de animação, o uso de um tom mais infantil nos roteiros e um elenco fixo subaproveitado, tanto de heróis (inspirado nos quadrinhos da Força-Tarefa, formação de relativa pouca duração criada em substituição aos Vingadores da Costa Oeste cujo título havia sido recém cancelado, nos EUA) quanto de vilões (um apanhado daqueles de segunda classe saídos das páginas do Homem de Ferro comandados pelo Mandarim, secundado por um Modok para lá de caricato), os produtores acertaram a mão na segunda temporada.  

Uma animação bem mais caprichada e roteiros diretamente inspirados em bons arcos das HQs na sua maioria fizeram a temporada atingir o ápice no duplo episódio final baseado na ótima Saga da Semente do Dragão, cujo arco já fora comentado anteriormente. Os episódios da primeira temporada (em baixa resolução e com dublagem brasileira) não são muito fáceis de serem encontrados, então o blog os disponibiliza na versão obtida através do Action & Comics (os links por lá estão atualmente offline e portanto os episódios foram por nós reupados no Mega e por isso é recomendável o download através do navegador Chrome, por questões técnicas do próprio site de armazenamento). Já a segunda temporada pode ser baixada diretamente do blog Hanna Barbera Show, também em baixa resolução e dublagem nacional.

DOWNLOAD – 1a TEMPORADA

DOWNLOAD – 2a TEMPORADA

*****

Iron Man CDROM Comic Book – 1995

Iron Man CDROM Comic Book front w

Nos anos 90 o grande salto tecnológico atendia pelo nome CDROM e o futuro parecia brilhante para tudo que estivesse gravado em um. De fato durante mais de uma década ele se tornou o suporte onipresente para música, jogos, enciclopédias e apresentações, e os quadrinhos não podiam ficar fora dessa… porém ficaram, ou quase: uma das poucas tentativas que se tem notícia foi esta da Marvel de apresentar quadrinhos nesse tipo de suporte digital, e os escolhidos foram o Homem-Aranha, os X-Men, o Quarteto Fantástico e o Homem de Ferro.

Neste último caso com a transposição de um dos arcos mais icônicos do herói de autoria do fabuloso time criativo composto por David Michelinie, Bob Layton e John Romita Jr, denominado Doomquest (originalmente para Iron Man #s 149-150 de agosto-setembro de 1981). Mais uma exclusividade do blog, a imagem ISO do Iron Man Interactive CDROM Comic Book pode ser baixada em 5 partes (podendo ser remontada com auxílio do Winrar, cuja versão gratuita dá e sobra para a tarefa) e gravada em um CD-R (através de um software de gravação tal como o gratuito ImgBurn), sendo compatível com Windows 95/98/2000/XP/7 ou MacOS 8.1~9.2 e posteriores com compatibilidade ao Classic habilitada.

DOWNLOAD da ISO

*****

Homem de Ferro – Livro Oficial Ilustrado – 2008

Homem de Ferro - Livro Oficial Ilustrado - Panini - 2008

“Homem de Ferro – Livro Oficial Ilustrado” é o elegante e eufemístico nome dado pela Editora Panini ao vulgo e popular álbum de figurinhas do personagem, por ela publicado em 2008 como parte dos produtos oficialmente licenciados lançados por ocasião da estréia do primeiro filme nos cinemas.

Com ótima qualidade gráfica e imagens tiradas diretamente do filme, acrescidas de belos desenhos das diversas armaduras utilizadas em geral assinados pelo excelente artista Adi Granov, isto é o mais próximo de uma fotonovela que se pode encontrar nos dias de hoje pois o roteiro do filme é inteiramente narrado cena após cena ao longo do álbum. Não tenho conhecimento de nenhum scan semelhante anterior, então pode-se dizer que este é também um lançamento inédito e exclusivo do blog. Boa diversão!

DOWNLOAD DO ÁLBUM

*****

3 Respostas to "Homem de Ferro Extras (1) – Álbum, CDROM & Animação"

adoruuuuu, amei a matéria

e a primeira musica de abertura hein, que sdds ^^

Curtir

dá só uma olhada no final deste ótimo resumo da IGN sobre Iron Man nos cinemas, como eles usaram a música original e ficou muito legal: http://www.youtube.com/watch?v=UKcN0Yti440

Curtir

[…] | Homem de Ferro Extras (1) – Álbum, CDROM & Animação | Jetstortopia 20/04/2013 às […]

Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Banner

Adicione nosso banner

Translate

Traducir - Übersetzen - Traduire - Tradurre - Přeložit - 翻訳する - μεταφράζω

Do quê você é fã?:

Insira seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 422 outros seguidores

Enquete:

Tweets + recentes:

Para ler quadrinhos no PC:

Considero o CDisplay a melhor opção no Windows 2000-XP-Vista-7

Para ler quadrinhos no Android:

O Perfect Viewer é o meu preferido dentre as várias opções no Android

Para ler quadrinhos no Mac:

O Sequential 2 é uma boa opção - testado no MacOS 10.6

Para ler quadrinhos no iPad:

Aguardando apenas a doação de um iPad para testar o Comic Zeal

Para ler quadrinhos no Linux:

No link acima há instruções de instalação e packages para diversos distros

Para ler quadrinhos no Windows Phone:

Não testado mas bem recomendado na app store

%d blogueiros gostam disto: