Jetstortopia

Game Collection (3) – Virtua Racing series

Posted on: 24/11/2018


A propósito do anúncio da Sega sobre o futuro relançamento de Virtua Racing para Nintendo Switch, vale a pena destacarmos aqui esse incrível jogo de corrida que marcou e influenciou a transição do gênero dos gráficos 2D para o 3D poligonal, no início dos anos 90.

Ainda que os primórdios dos jogos 3D possam ser retraçados até os anos 80Ultima e Battlezone sempre citados como exemplos dessa primeira tentativas – somente na década seguinte aquilo que reconhecemos modernamente como jogos capazes de criarem ambientes em 3 dimensões através da renderização de polígonos vieram a serem criados.

Talvez Doom (1993), e posteriormente Tomb Raider (1996), sejam alguns dos mais famosos exemplos de jogos que ajudaram a impulsionar a adoção de consoles da nova geração 32bit (tais como Saturn e Playstation) e de PCs com processadores e placas de video mais robustas e capazes de dar conta do recado da rodarem esses novos e maravilhosos ambientes graficos.

Mas bem antes disso, já no ano de 1992, Wolfenstein 3D nos PCs e Virtua Racing nos arcades chamaram muita atenção para esse novo futuro 3D que se descortinava – no último caso até mesmo filas se formavam nos fliperamas da época pela oportunidade de se experimentar esse incrível jogo para os padrões da época, nos magníficos gabinetes que a Sega era mestre em produzir.

Depois do sucesso nos arcades, Virtua Racing foi portado inicialmente em 1994 para o Megadrive graças a um chip embutido em seu cartucho maior e diferenciado, o SVPSega Virtua Processor – tendo sido o único título a ser lançado com tal tecnologia, sem a qual o console seria nativamente incapaz de reproduzir.

Em seguida o jogo foi portado como Virtua Racing Deluxe para o 32X – o add-on para Megadrive lançado em 1994 já era capaz de renderizar por si só os gráficos requeridos – sendo este em geral considerada a melhor versão do jogo graças à sua qualidade gráfica e às expansões de pistas e veículos que trouxe.

Posteriormente o Sega Saturn recebeu em 1995 um port inferior ao seu potencial – já que era um hardware extremamente superior à geração anterior, especialmente no tocante à renderização 3D – em grande parte por não ter sido desenvolvido pela própria Sega e sim por um estúdio terceirizado, ainda assim sendo um jogo divertido que sofria com os longos loadings.

Por último, pelo menos até o lançamento da futura versão do Switch, surgiu em 2004 a ótima versão remodelada para a série Sega Ages do Playstation 2, republicada na compilação Sega Classics Collection para o mesmo console um ano depois – sendo este quase que um novo jogo tanto no aspecto gráfico quanto na jogabilidade, ainda que com toda a pegada e feeling do original.

*****

Virtua Racing é uma série que marcou a história dos games no gênero corrida, merecendo totalmente ser revisitada – nos consoles antigos e felizmente em um novo, em breve –  tanto pelas antigas como pelas novas gerações de retrogamers.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Banner

Adicione nosso banner

Translate

Traducir - 번역 - Übersetzen - Traduire - Tradurre - 翻訳する - Přeložit - μεταφράζω - 翻译

Retrogaming:

Game OSTs:

Do quê você é fã?:

Insira seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se aos outros seguidores de 595

Para ler quadrinhos no PC:

Considero o CDisplay a melhor opção no Windows 2000-XP-Vista-7

Para ler quadrinhos no Android:

O Perfect Viewer é o meu preferido dentre as várias opções no Android

Para ler quadrinhos no Mac:

O Sequential 2 é uma boa opção - testado no MacOS 10.6

Para ler quadrinhos no iPad:

Aguardando apenas a doação de um iPad para testar o Comic Zeal

Para ler quadrinhos no Linux:

No link acima há instruções de instalação e packages para diversos distros

%d blogueiros gostam disto: